1 set

Porcos são mais inteligentes que cães, dizem cientistas

pig

 

Os porcos são com frequência mais espertos que os cães e têm um nível de inteligência similar ao dos nossos parentes mais próximos, os chimpanzés. As conclusões são de um estudo divulgado na publicação científica International Journal of Comparative Psychology. Os cientistas reuniram dados de diversos estudos comportamentais com animais.

Entre as principais evidências da inteligência dos porcos encontradas estão a excelente memória de longo prazo, o poder de compreender a linguagem simbólica simples e a capacidade de aprender combinações complexas de símbolos para ações e objetos. Além disso, os porcos são ótimos em cooperação e demonstram empatia.

“Temos mostrado que os porcos partilham um número maior de capacidades cognitivas de outras espécies muito inteligentes como cães, chimpanzés, elefantes, golfinhos e até mesmo humanos. Não são considerados como animais de estimação, mas são muito inteligentes”, disse o neuroscientista Lori Marino da Universidade Emory, dos EUA.. O estudo foi feito em parceria com a organização Nonhuman Rights Project, que luta por direitos legais de outras espécies.

No seu trabalho, os pesquisadores criticam a forma como os animais são tratados nas explorações industriais e usam o exemplo das fêmeas. “As porcas passam a maior parte das suas vidas em ‘celas de gestação’, que não permitem que os animais sequer se mexam. Após darem a luz, logo engravidam novamente e o ciclo reinicia até serem abatidas”.

Acidente com porcos no Rodo Anel

Essa pesquisa ganhou relevância maior após o acidente trágico no dia 25 de agosto deste ano, em que um caminhão tombou com 110 porcos no Rodo Anel de São Paulo, onde ficaram quase 10h agonizando e apenas 64 sobreviveram e foram salvos com muito trabalho e a dedicação de dezenas de pessoas.

Esse acidente ajudou a sensibilizar muitas pessoas para um fato que sempre foi óbvio, mas não percebido: milhares de porcos são abatidos constantemente a fim de satisfazer o paladar das pessoas, sem essas perceberem que estão se alimentando da morte e do sofrimento de tais animais. Fragilizar-se com o acidente e fazer vista grossa ao que leva a boca é no mínimo incoerente e hipócrita.

A partir de reflexões como essas várias pessoas decidiram adotar uma alimentação mais ética, ecológica e sustentável, abrindo mão do consumo desnecessário de ingredientes animais.

2 comentários em “Porcos são mais inteligentes que cães, dizem cientistas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.