1 set

Adote com responsabilidade, e não por impulso

uipa2

 

Animais enchem a casa de alegria! Mas também dão trabalho, precisam de tempo, ração de boa qualidade, ser educados, levados para passear e acompanhamento veterinário. Às vezes crescem mais que o previsto, ou seu temperamento não é exatamente o esperado. Por isso, muitos cães e gatos acabam abandonados e, invisíveis aos olhos da sociedade, reviram o lixo atrás de comida, vivem ao relento, são maltratados e rejeitados, adoecem e alguns acabam sendo recolhidos por ONGs.

Uma atitude que normalmente acaba em abandono é a compra de animais por impulso, em pet shops e feiras de filhotes. Filhotes fofos a um ‘precinho camarada’ exercem fascínio sobre adultos e crianças e, assim, vão parar em muitas casas como presentes de Natal, aniversário, como se fossem brinquedos.

Animais que geralmente são provenientes de criações de fundo de quintal, não possuem controle genético, podendo apresentar doenças degenerativas, não são vacinados, estando propensos a doenças infecto-contagiosas, são desmamados precocemente e não recebem ração de boa qualidade, o que compromete seu desenvolvimento físico e psicológico, além de outros fatores que causam alteração de comportamento, gerando insatisfação em seus “donos”, que acabam por abandona-los. Isso sem falar de tutores que não castram seus animais, deixando que se reproduzam indiscriminadamente, gerando muitos filhotes, que nem sempre conseguem ser doados a famílias que os acolham com amor e responsabilidade.

Importante lembrar que abandonar e maltratar animais é CRIME. Não compactue com essa triste realidade, ao invés de comprar um animal, adote. Visite um abrigo e dê uma nova chance a um animal que precisa de lar, e terá ao seu lado um companheiro leal e grato, que lhe trará felicidade e o amará incondicionalmente. O amor de um animal nos transforma em pessoas melhores e ainda mais humanas.


Autora: Leticia Maria Domingues é Responsável pela Equipe de Voluntários da UIPA – Itapetininga/SP


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.