21 out

9 benefícios do Yoga que vão fazer você querer começar a praticar agora mesmo

Saudações queridos e queridas, sou o Venínio Loenert, professor de Nadí Yoga.

O yoga é consagrado por oferecer inúmeros benefícios a seus praticantes. Podemos fazer uma lista com centenas deles. Mas hoje quero apresentar 9 desses benefícios que vão fazer você querer começar a praticar Yoga agora mesmo.

Por ser uma prática saudável, fazer Yoga gera frutos benéficos para o organismo de quem o pratica.

#1 Redução do estresse.
Promove uma homeostase psicofísica no indivíduo promovendo saúde e qualidade de vida. Ocorre uma diminuição do lactato arterial reduzindo a ansiedade. Os Pránáyámas (exercícios respiratórios) auxiliam no controle das emoções e energizam o corpo pela expansão da bioenergia e, juntamente com os Ásanas (posturas do Yoga), Yôganídra (técnicas de relaxamento) e meditação deixam o indivíduo mais consciente e tranquilo.

#2 Aumento da memória em 12% e ampliação da percepção em até 40%.
Através da meditação ocorre uma melhora da concentração e da percepção. Assim o praticante fica mais atento. O que faz a memória melhorar bastante.

#3 Combate a insônia.
Ao praticar Yoga você aprende a controlar o fluxo de pensamentos. Na maioria das pessoas, esse fluxo é muito intenso. Basta chegar a hora de dormir, que vêm aquele turbilhão de pensamentos atrapalhando o sono. Além disso, o praticante de Yoga aprende técnicas de relaxamento que aliviam as tensões físicas, emocionais e mentais.

#4 Yoga promove uma boa postura.
Praticar Yoga previne e ameniza problemas de coluna. Com a prática, você amplia a sua consciência corporal e postural, e assim fica mais em alerta em manter a boa postura no cotidiano e toma gosto por adotar bons hábitos posturais principalmente no trabalho e no lazer.

#5 Melhora a energia sexual.
É uma opção complementar para tratamento de impotência sexual e frigidez: a prática regular aumenta a energia sexual e o prazer sensorial, além de possuir uma atuação bastante intensa em glândulas endócrinas.

#6 Auxilia no tratamento da depressão.
É comprovado cientificamente que o Yoga auxilia no tratamento de depressão, crises de ansiedade, e outras doenças psíquicas.

#7 Melhora de todos os sistemas.
As técnicas do Yoga melhoram a circulação sanguínea e aumentam a quantidade de oxigênio circulante no organismo, o que beneficia todos os órgãos e glândulas. Dessa maneira, todos os sistemas: digestório, urinário, reprodutor, nervoso, respiratório, entre outros, são beneficiados.

#8 Ajuda a controlar a pressão arterial.
Foi comprovado através de pesquisas que a prática de Yoga auxiliou no controle da pressão arterial de mulheres que apresentavam pressão alta, mas que não tomavam medicamentos.

#9 Promove a longevidade.
Praticantes de Yoga possuem uma atividade 30% maior da enzima telomerase. Ela repara estruturas dos cromossomos cujo encurtamento está associado ao envelhecimento.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.